O uso da música no ensino da matemática: um olhar no instituto de educação Anísio Teixeira em Caetité - BA
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Devido à dificuldade enfrentada pelos professores de matemática em prender a atenção do aluno em tornar a aula interessante. Os discentes acham a matemática difícil e desinteressante por não acharem significado para o que estudam. A música é uma linguagem sonora capaz de transmitir sensações sentimentos entre outros além de estar presente em todas as culturas. Diante disso o objetivo geral da pesquisa é analisar se a utilização da música no contesto escolar nas aulas de matemáticas pode proporcionar uma aprendizagem significativo e tem como objetivos específicos conhecer a música e suas propriedades; identificar a música como causador de aprendizagem; reconhecer a importância da música no contexto escolar; aplicar a música como método de ensino aprendizagem nas aulas de matemática. A metodologia adotada foi de cunho qualitativo do tipo estudo de caso. Para produção dos dados, utilizou-se de pesquisas bibliográficas e um questionário semiaberto que foi aplicado para os professores do Instituto de Educação Anísio Teixeira no município de Caetité-BA. O presente trabalho tem como principais autores (BRITO, 2003), (CARTER, 2009), (CORREIA, 2003). A grande maioria dos professores não fazem o uso da música em suas aulas, pôs não sabem como usá-la devido não ter uma formação para saber tratá-la em sala. A também uma falta de incentivo para que os professores busquem a utilização desse método de ensino e isso acaba defasando o ensino.