Registros de resistências dos povos indígenas em documentos literários coloniais do século XVI: Tratados da Terra do Brasil e o Tratado da História da Província Santa Cruz, de Pero Magalhães de Gândavo.

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2025-07-31
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O tema "Registros de resistências dos povos indígenas em documentos literários coloniais do século XVI: Tratados da terra do Brasil e o Tratado da história da província Santa Cruz, de Pero Magalhães de Gândavo’’ vem tratar da busca por respostas quanto às inquietações advindas do processo de colonização brasileiro tendo como arcabouço relatos escritos por cronistas para retratar o encontro entre indígenas e europeus. Sob esse enfoque, recomenda-se neste Trabalho de Conclusão de Curso (Dissertação), o estudo desse mote numa acepção mais específica: Os Tratados. Essa especificidade será convertida no eixo central da pesquisa, uma vez apresentados sinais de descaso no trato com a imagem do índio refletida no segmento literário/jornalístico expressa nos Tratados. O interesse se deu com o questionamento de que se os povos indígenas do período colonial foram resistentes às invasões e desapropriações de suas terras. Partindo dessa problemática vivida pelos indígenas desde a colonização até a atualidade, surge a necessidade de realização de pesquisas em como se deram a verdadeira relação dos povos habitantes da Costa Litorânea, principalmente, do Extremo Sul da Bahia, com os invasores europeus. Buscando compreender todo este processo de desocupação e desapropriação de terras indígenas, fez-se necessário ter como ponto de partida os primeiros registros do período colonial. Sendo as obras de Pero Magalhães de Gândavo, O Tratado da Terra do Brasil e o Tratado da História da província de Santa Cruz, escolhidas para este campo de questionamento e pesquisa documental e bibliográfica literária.


Descrição
Palavras-chave
Citação
Jandre, Mônica Neves de Souza. Registros de resistências dos povos indígenas em documentos literários coloniais do século XVI: Tratados da Terra do Brasil e o Tratado da História da província Santa Cruz, de Pero Magalhães de Gândavo. Orientador: Volker Karl Lothar Jaeckel. 2025. 102p. Dissertação Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-graduação em Letras - PPGL, Universidade do Estado da Bahia, Teixeira de Freitas, 2025.
Palavras-chave