O papel do feedback da tutoria na aprendizagem do discente na EAD: perspectivas, possibilidades e desafios
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho, cujo o tema é O Papel do Feedback da Tutoria na Aprendizagem do Discente na EaD: Perspectivas, Possibilidades e Desafios, tem como objetivo compreender a perspectiva dos discentes sobre a importância do feedback para o seu processo de aprendizagem na EaD, com o intuito de identificar as melhores práticas para potencializar a aprendizagem dos discentes. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se como método o estudo de caso. O campo de atuação deste estudo foi a Unidade Acadêmica de Educação a Distância (UNEAD) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O lócus da pesquisa foi o Núcleo de Tutoria da UNEAD. Os sujeitos da pesquisa foram todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação EaD. Para a coleta e a análise dos dados, utilizou o questionário e a análise descritiva interpretativa. Foi possível observar o feedback desempenha um papel crucial para o seu processo de aprendizagem na EaD. A frequência, a clareza, a empatia e a personalização do feedback, assim como a forma como ele é entregue, são elementos-chave para otimizar o processo de aprendizagem na EaD.