Narrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA I

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-06-30
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O objeto desta pesquisa versa sobre as contribuições dos percursos e trajetórias dos atores curriculantese das suas narrativas pedagógicas docentes na construção de um currículo intercultural para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, com recorte para o contexto baiano. A questão central da pesquisa indaga quais os processos de construção intercultural do currículo emergem das narrativas e experiências dos docentes de EJA? Tem como objetivo geral compreender a perspectiva da interculturalidade nas práticas curriculares que emergem das narrativas e experiências dos docentes. E como objetivos específicos: mapear contribuições advindas dos atores curriculantes para o processo de construção colaborativa de práticas curriculares interculturais na EJA I da GRE Pirajá; identificar a partir das narrativas de docentes de que maneira a interculturalidade pode impactar o currículo no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá; e, analisar as relações entre as narrativas das experiências docentes e as práticas curriculares interculturais, visando à incorporação da perspectiva intercultural no cotidiano escolar da EJA I da GRE Pirajá.As bases teóricas principais integram os estudos dos curriculistas Moreira e Silva (1997) e Macedo (2015 e 2016), pelas indagações críticas sobre os currículos. As reflexões sobre a interculturalidade de Candau (2016), Fleuri (2018) e o multiculturalismo Crítico de McLaren (1997), em diálogo com as produções sobre a EJA de Dantas (1996, 2012); Arroyo (2017), Freire (1996). O enfoque da pesquisa é qualitativo, com uso de abordagem (auto) biográfica. Utiliza-se como dispositivo as entrevistas (auto) biográficas. A proposta de análise será embasada na leitura interpretativa-compreensiva (RICOEUR, 1996), em Souza (2006) e Dantas (2008). Os resultados da pesquisa evidenciam a potencialidade das narrativas pedagógicas como construtora de currículo intercultural para a EJA I, a partir de experiências que pautadas em práticas pedagógicas situadas e contextualizadas, que levam em conta a leitura de mundo, saberes e engenhosidades dos educandos.


Descrição
Palavras-chave
Citação
COSTA, Elenilda Moreira de Sá. Narrativas pedagógicas e possibilidades curriculares na EJA I. Orientadora: Tânia Regina Dantas. 2023. 228f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2023.
Palavras-chave