Estudos do currículo e suas abordagens sobre a educação antirracista: uma análise do currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, da UNEB – Campus VI, Caetité-BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-08
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho tem como objetivo principal analisar as teorias do currículo e avaliar o currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. A pesquisa busca compreender como os docentes desse curso são habilitados para trabalhar questões raciais em sala de aula durante o seu período de formação. A relevância deste estudo reside na formação de educadores que lidam com temas sociais, com ênfase no racismo, que tem sido um dos principais problemas que afligem a sociedade. O ensino de Língua Inglesa desempenha um papel crucial nesse processo, pois permite trabalhar a pluralidade de temas sociais e culturais, abordando, ao mesmo tempo, aspectos gramaticais do idioma. Esse enfoque possibilita a inclusão e o respeito pelas individualidades dos alunos. A pesquisa se fundamenta nas teorias do currículo, que abordam as dimensões dos saberes sociais e econômicos. A metodologia adotada é bibliográfica, com análise documental do currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Os resultados alcançados contribuirão para a compreensão de como o currículo pode reforçar ou desafiar estereótipos e desigualdades sociais. Além disso, a pesquisa busca identificar elementos que promovam uma educação antirracista e inclusiva, oferecendo ao professor de Língua Inglesa a liberdade e a capacitação necessárias para trabalhar temas sociais em sala de aula de forma competente e sem receio de abordar questões que refletem a realidade social.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Francisco Xavier. Estudos do currículo e suas abordagens sobre a educação antirracista: uma análise do currículo do curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas, da UNEB – Campus VI, Caetité-BA. Orientador: Reinaldo Ferreira da Silva Caetité. 2025. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Língua Inglesa e Literaturas) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2025.
Palavras-chave