Contextualizando potenciais de ambientes informatizados digitais para processos educacionais em matemática
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Resumo
Durante o transitar do Século XX, principalmente com o advento da internet, os processos tecnológicos no contexto dos ambientes informatizados digitais despontam como uma das forças informacionais e comunicacionais potencializadoras para cada ciclo vivenciado e experienciado pelos sujeitos em seus diferentes contextos sociais. Entre essas forças, destacamos os ambientes das plataformas digitais e dos Softwares, em particular o Kahoot objeto desse estudo, onde os sujeitos podem explorar para agir/pensar matematicamente com dados relacionados a aspectos sociais. O estudo está organizado a partir de reflexões apresentadas por teóricos como Minayo Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v.18, n.4, p. 01-23, 2025 2 jan. 2021 (2001), Lima Junior (2005), Freitas (2021), Bacich, Tanzi Neto e Trevisani (2015) possui como objetivo potencializar os processos educacionais de matemática envolvendo ambientes informatizados digitais e, para tanto, aborda-se aspectos da história da matemática e de sistema de numeração explorando interfaces do Software Kahoot através da Metodologia Ativa com a técnica de rotação onde as reflexões estão nos indicadores da abordagem qualitativa. Entre as contribuições oportunizadas pelo estudo podemos sinalizar a importância de contribuir para os sujeitos desenvolverem o agir/pensar matematicamente a partir dos diferentes ambientes informatizados digitais, em particular o Software Kahoot, como contra partida aos processos educacionais restritos ao reprodutivismo, à memorização e à axiomatização, presentes nos livros didáticos de matemática e durante os processos educacionais.