Aprendendo Matemática com Free Fire: Uma proposta Pedagógica sobre o Cálculo de Distâncias por Meio do Teorema de Pitágoras

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2024-12-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma proposta pedagógica que utiliza o jogo eletrônico Free Fire como dispositivo facilitador para o ensino do cálculo de distâncias entre dois pontos, por meio do Teorema de Pitágoras. Busca-se, com ela, engajar os estudantes e promover seu protagonismo no aprendizado da Matemática, explorando o potencial motivador dos jogos eletrônicos no ambiente escolar. Fundamentada em uma abordagem qualitativa, a metodologia inclui a aplicação de uma oficina pedagógica composta por atividades baseadas no contexto do jogo. Durante a oficina, os alunos trabalharão em grupos, utilizando materiais didáticos como mapas do jogo com plano cartesiano traçado, alfinetes e ligas de borracha, para construir triângulos retângulos e aplicar o Teorema de Pitágoras na resolução de desafios contextualizados. O papel do professor é atuar como mediador e observador, ajustando as atividades em tempo real e promovendo discussões significativas. A proposta também prevê a aplicação de instrumentos avaliativos, como questionários iniciais e finais, para compreender os conhecimentos prévios dos estudantes e avaliar os impactos da oficina na motivação, engajamento e protagonismo dos estudantes na aprendizagem dos conceitos matemáticos. Espera-se que essa abordagem contribua para tornar o ensino da Matemática mais atrativo, contextualizado e significativo, conectando o conteúdo curricular ao cotidiano dos alunos e incentivando a participação ativa no processo de aprendizagem.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Veridiane Neri dos. Aprendendo Matemática com Free Fire: uma proposta pedagógica sobre o Cálculo de Distâncias por meio do Teorema de Pitágoras. Orientadora: Dra. Alayde Ferreira dos Santos. Coorientador: Américo Junior Nunes da Silva. 2024. 59p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Curso de Licenciatura em Matemática, Departamento de Educação (DEDC VII), Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Senhor do Bonfim (Bahia), 2024.
Palavras-chave