Inclusão escolar e ensino de história: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA)

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Data
2025-07-23
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho investiga estratégias didáticas inclusivas para o ensino de História, voltadas a estudantes com necessidades educativas especificas, em especial estudantes com Deficiência Intelectual nos anos finais do ensino regular. A pesquisa foi realizada no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE) de Caetité, por meio de um estudo de caso, utilizando os seguintes instrumentos de análise: observação da cultura escolar, análise documental e aplicação de questionários a docentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Fundamentada nos princípios da educação inclusiva e na superação de práticas excludentes, analisado por (Diniz, 2007; Mendes, 2006; Pereira, 2009), e na intelectualidade docente conceituada por (Tardif, 2014), esta investigação busca compreender como o conhecimento histórico (Schmidt, 2020) é mediado nas práticas pedagógicas das professoras de AEE do centro. Os resultados contribuíram para a elaboração de um portfólio digital, visando valorizar a intelectualidades das professoras do centro, bem como servir de recurso de apoio à inclusão e à formação docente. Embora não traga respostas conclusivas, o estudo pretende ampliar o debate na área da Educação Histórica, frente à escassez de pesquisas sobre o tema.


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Citação
SANTOS, Daiana de Souza. Inclusão Escolar e Ensino de História: um estudo de caso sobre os recursos didáticos do AEE no CAPE (Caetité – BA). Orientadora: Luciana Oliveira Correia. 2025. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia. Caetité, 2025.
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