Contributos da abordagem da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na educação de jovens e adultos no ensino médio
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Resumo
Este estudo busca analisar e compreender as contribuições da etnomatemática no processo de ensino e aprendizagem da geometria na Educação de Jovens e Adultos do último ano do Ensino Médio. Para tanto, buscamos verificar as contribuições e os desafios da geometria no processo de ensino e aprendizagem na EJA; identificar a geometria nas práticas cotidianas dos alunos participantes da pesquisa e analisar atividades de etnomatemática desenvolvidas nas turmas do eixo VII. Para orientar a realização deste estudo, destacamos Rios, Fonseca, D’ Ambrósio, Carvalho, Lorenzato, Paiva, Fragoso, Pais, Selbach, dentre outros. A compreensão dos dados baseia-se nas conjeturas da abordagem qualitativa. Os procedimentos e instrumentos metodológicos utilizados nesta investigação foram as observações no espaço educativo estadual que oferta a modalidade da EJA, questionário, roda de conversa, oficina e o diário de campo construído a partir da observação no espaço educativo e das atividades realizadas. Os resultados da investigação reafirmam que a maioria dos estudantes da EJA apresenta dificuldades no processo de aprendizagem da geometria e concebe-a como difícil, no entanto compreendem a importância que esta tem para a sua vida. Foram apontados os seguintes desafios em relação ao ensino e aprendizagem, as dificuldades em compreender o conceito para aplicar na resolução dos problemas, a auto-avaliação de incapacidade para a aprendizagem dos conteúdos, a falta de dialogo entre professor e aluno, a metodologia de ensino utilizada pelo professor e principalmente a falta de conexão entre os conhecimentos prévios dos alunos e os conhecimentos científicos trabalhados na sala de aula, o que não contribui para uma aprendizagem significativa dos estudantes. Por fim constatamos que esta pesquisa é de extrema importância tanto do ponto de vista acadêmico quanto das políticas públicas, pois lida com questões referentes ao ensino e aprendizagem da geometria para jovens e adultos. A valorização dos conhecimentos dos estudantes por meio da etnomatemática possibilita uma aprendizagem significa