Aplicativo Sounter: a música como estratégia para aprendizagem do inglês
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este estudo tem como objetivo principal investigar como o aplicativo Sounter pode auxiliar e/ou potencializar a aprendizagem da língua Inglesa (LI). Para tanto, pautamo-nos em estudiosos como Bonato (2014) e Caroni (2014) que ressaltam o valor da música no ensino da Língua Inglesa, considerando-a um recurso que contribui para tornar o processo de ensino e aprendizagem dessa língua mais dinâmico; Paiva (2017; 2019) que discute o uso de tecnologias no ensino e aprendizagem de línguas; Dolz et al. (2004) que propõem uma sequência didática - atividades sistemáticas organizadas em torno de um gênero textual específico, dentre outros. Desse modo, neste estudo, o qual constitui-se como uma pesquisa bibliográfica e cujos arcabouços metodológicos estão pautados na pesquisa qualitativa, propomos uma sequência didática com o gênero música, através de atividades do Sounter, interface digital voltada para a aprendizagem de línguas. Os resultados apontam que os recursos tecnológicos, alinhados a atividades com músicas podem trazer contribuições relevantes para a aprendizagem ao passo que propiciam a prática de habilidades da língua, como a compreensão auditiva, a prática da pronúncia, a leitura e aquisição de vocabulário. Ademais, a pesquisa mostra que a utilização desses recursos no fazer pedagógico pode significar importantes mudanças para o processo de ensino e aprendizagem de LI. Para os aprendizes, favorecem aulas mais dinâmicas e motivadoras, ampliando o seu engajamento; para os professores, possibilitam abordagens criativas e facilitam a mediação do ensino de forma contextualizada.