O Estágio Supervisionado em Geografia IV e sua importância para a formação docente
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Resumo
O presente artigo aborda como as vivências físicas e pedagógicas do Estágio Supervisionado em Geografia IV (ESG IV) são importantes para composição do/a profissional docente. Apresenta reflexões e discursões sobre o papel do estágio curricular na formação prática dos alunos do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia, (UNEB), DCH-IV, Jacobina-BA. O texto resulta transparecer como as atividades pedagógicas e as vivências do ESG IV, foram significativas para construção dos saberes docentes. A metodologia foi fundamentada pela abordagem qualitativa em caráter explicativo, referenciada pela pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo, através de estudos, diálogos em sala e vivências no campo escolar. O trabalho busca evidenciar, como as experiências e a prática nas regências nos espaços escolares corroboram à estruturação da nossa identidade docente? Os resultados revelam que o estágio supervisionado é bastante fundamental, as aprendizagens e momentos vivenciados foi possível aprofundar a compreensão que o estágio supervisionado, em especifico o ESG IV, é uma atividade curricular e acadêmica que tem como fim proporcionar ao aluno dos cursos de licenciatura em Geografia a vivência e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para docência futura.