O uso da história da matemática no ensino de matemática na educação básica
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O objetivo desse trabalho é investigar sobre o uso da História da Matemática no ensino da Matemática. A História da Matemática é uma proposta metodológica que permite ao aluno descobrir a origem dos conceitos e métodos matemáticos. Ajuda a entender a herança cultural e aumenta o interesse dos alunos pela disciplina. Nessa abordagem, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o uso da História da Matemática como recurso auxiliar à prática docente. Também foi realizado um questionário com uma amostra de 19 professores que lecionam matemática para o 1º e 2º grau das escolas da rede pública de ensino da cidade de Caetité-Ba. O questionário visava colher informações sobre a visão do professor do a cerca do uso da História da Matemática na educação básica. Após a analise de dados, concluiu-se que a maioria dos professores busca subsídios na Historia da Matemática para utilizar no Processo ensino aprendizagem principalmente como um elemento motivador.