O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis
Data
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
O presente trabalho, intitulado “O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis”, tem como objetivo analisar o uso do origami como recurso didático no ensino da Geometria, investigando de que modo a utilização das dobraduras pode favorecer a aprendizagem de conceitos geométricos e contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma oficina prática com os alunos do 2º ano B do curso de Análises Clínicas do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité – CIEBTEC. Durante a oficina, os participantes construíram figuras como cubo e tsuru, utilizando o origami como recurso manipulativo para explorar formas geométricas, simetrias e propriedades espaciais. Os registros e observações da atividade revelaram maior engajamento por parte dos alunos, além de indícios de melhora na compreensão dos conteúdos abordados. Conclui-se que o uso do origami representa uma estratégia didática eficaz, promovendo uma aprendizagem mais significativa, concreta e interativa no ensino da Geometria. Além disso, o origami se mostra uma ferramenta didática potente e versátil, com potencial de aplicação em diferentes etapas da Educação Básica.