Imaginário maçônico na cultura pop: um olhar sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009)

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Data
2025-07-07
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho analisa como o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009), contribui para o desenvolvimento do imaginário social contemporâneo sobre a maçonaria. Adotando a perspectiva da História Cultural, com base em autores como Sandra Pesavento, Roger Chartier, Peter Burke e Beatriz Sarlo, investiga-se a obra como uma rica fonte histórica das representações sociais. A análise evidencia que a maçonaria é retratada em três faces. A face real explora características e rituais autênticos da fraternidade, como a arquitetura maçônica de Washington D.C., rituais e símbolos, e reflete sobre o papel contemporâneo da instituição e a reação pública à exposição de seus segredos. A face não explicada/romantizada idealiza e generaliza aspectos, omite e revela certa parcialidade do autor. Já a face mística atribui uma aura de mistério, conectando a maçonaria a segredos, fomentando ideias de superioridade intelectual, círculos de poder e teorias conspiratórias. Ao mesclar elementos reais e ficcionais com estratégias narrativas (cenários autênticos, personagens eruditos), Brown cria uma tênue fronteira que molda a percepção do leitor. Conclui-se que a obra, embora não busque veracidade histórica estrita, alcança verossimilhança, contribuindo para um imaginário maçônico multifacetado. Este oscila entre o fascínio pelo seu secretismo, o respeito por seus valores declarados e a desconfiança alimentada por especulações e teorias conspiratórias.


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SILVA, Vitória Séfora Azevedo. Imaginário maçônico na cultura pop: um olhar sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009). Orientador: Daniela Moura Rocha de Souza. 2025. 31f.Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em História) - Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, 2025
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