O Conselho de classe sobre a ótica do coordenador pedagógico: conceitos, organização e intenções
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Resumo
O presente estudo teve como objetivo geral analisar as ações engendradas pelo Coordenador Pedagógico na organização e direcionamentos do Conselho de Classe em escolas públicas do ensino fundamental- anos iniciais do município de Barreiras-BA. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, para a qual foram utilizados os instrumentos entrevista e observação. Os dados foram coletados junto aos seguintes profissionais: três professoras, duas coordenadoras e duas diretoras das escolas. Com isso, são abordados conceitos fundamentais relacionados ao papel do coordenador pedagógico e à forma como o conselho de classe ocorre e se organiza nas respectivas escolas. Os principais teóricos que nortearam a pesquisa foram: Guerra (2011), Vasconcellos (2019) Bruno e Christov (2013) e Gouveia e Placco (2013), além do regimento comum, do município de Barreiras (2023). Os resultados da pesquisa evidenciam a participação do coordenador pedagógico como peça-chave para organização e mediação do conselho de classe. Com base nisso, é importante que a gestão escolar compreenda essa reunião como espaço de reflexão, análise e tomada de decisão que vai muito além do estigma de ser apenas um espaço somente de avaliação, mas entender que o conselho de classe é parte integrante da formação dos educandos para concretizar resultados positivos no processo de ensino-aprendizagem.