Implicações da consciência fonológica na alfabetização: desenvolvimento das habilidades de ler e escrever

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Data
2025-07-15
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Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Resumo

O presente trabalho tem por objetivo averiguar as implicações da consciência fonológica durante o ciclo de alfabetização, tendo como foco principal o desenvolvimento das habilidades de ler e escrever. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, complementada por um estudo de caso com professores alfabetizadores da rede pública de ensino de Barreiras-BA. O estudo fundamentou-se em autores como Morais (1995), Zabala (1998), Cagliari (1998-1999), Ferreiro (1999), Teberosky (1999), Capovilla (2000-2004), Soares (2004-2005), Kleiman (2008), além de alguns documentos como a BNCC, PNAIC e o PACTO, que discutem a relação entre alfabetização, letramento e a consciência fonológica. As informações analisadas evidenciaram que a consciência fonológica é essencial no processo de aprendizagem de leitura e escrita, ao favorecer a compreensão da relação entre grafemas e fonemas, como também, estimula a percepção sonora da linguagem com o sistema de escrita alfabética. A análise mostrou que todo trabalho docente é organizado a partir do uso de uma sequência didática, na qual tem o texto base como fio condutor de todo trabalho pedagógico e a utilização de diversos gêneros textuais e jogos sonoros que estimulam tanto o processo da alfabetização quanto o letramento.


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SILVA, Marília Alves da; DOMINGUES, Vânia Carla dos Santos. Implicações da conciência fonólogica na alfabetização: desenvolvimentos das habilidades de ler e escrever. Orientadora: Sandra Cristina Lousada de Melo.2025. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)-Departamento de Ciências Humanas- Campus IX,Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2025
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