Estereótipo e resistência no Instagram: contradições em discursos sobre o corpo de mulheres gordas

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Data
2024-12-16
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho tenta compreender o funcionamento da contradição discursiva em postagens do Instagram de mulheres de biotipo gordo e que resistem à estereotipação da beleza feminina. Para responder ao objetivo principal, descrevemos as relações discursivas presentes no material; refletimos sobre o espaço virtual como elemento essencial para condição de produção destes discursos e destacamos os mecanismos que indicam a contradição discursiva. Para evidenciar os mecanismos dos processos de significação, recorremos a saberes instituídos por Michael Pêcheux, Eni Orlandi, Freda Indursky, Maria Cristina Leandro Ferreira, Helena Nagamine Brandão, Andréia Pruinelli, que são importantes nomes nos estudos e pesquisas na área da Análise de Discurso materialista. Também recorremos aos conhecimentos cunhados por Pierre Lévy sobre a cybercultura, e aos autores Joana de Vilhena Novaes, Denise Bernuzzi Sant’anna e Georges Vigarello, para pensar a história, as transformações e as percepções das posições sociais sobre o corpo gordo. Na apreensão da materialidade ideológica, operamos recortes para compreender as posições de sujeito, os elementos que funcionam como condição de produção destes discursos e, por fim, qual a materialidade discursiva da contradição. No total, foram selecionadas seis publicações, cujas análises baseiam-se, num primeiro momento, em um olhar investigativo; posteriormente, na descrição do material e, depois, na análise discursiva propriamente dita, considerando aspectos semânticos e sintáticos. Mobilizamos, principalmente, os conceitos de sujeito, de discurso, de formação discursiva, de contradição, de resistência e de formação ideológica. Também por meio deles interpretamos a dinâmica de sentidos que permeiam as formações discursivas que chamamos de Formação Discursiva dos Estereótipos de Beleza e Formação Discursiva de Resistência. Os resultados apontam que a contradição discursiva está marcada justamente quando, no material analisado, as sujeitas reproduzirem o discurso dos estereótipos, ainda que na tentativa de produzir outros sentidos, e/ou de romper com ele.


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Citação
SOUZA,Carla Beatriz Serpa. Estereótipo e resistência no Instagram: contradições em discursos sobre o corpo de mulheres gordas. 2024.61 f. Orientador: Thiago Alves França. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas) – Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, BA, 2024.
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