Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCH9
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- ItemBernardo Guimarães e a representação das relações raciais no contexto escravista do século XIX: um estudo analítico-reflexivo do romance A Escrava Isaura.(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Silva, João Victor Santos da; Santos, Josânia Silva; Teixeira Júnior, Nelson de Jesus; Sopran, Fátima LeonorEste trabalho tem como objetivo analisar as complexidades das relações raciais e sociais do século XIX no Brasil, a partir da leitura do romance A Escrava Isaura, de Bernardo Guimarães. Para tal, enfocamos as problemáticas relacionadas à miscigenação, especialmente nas vivências de Isaura, uma escrava de pele clara e protagonista da obra. Nesse contexto, investigamos as relações-problemas identificadas no enredo, contrastando-as com questões históricas do período da narrativa. Além disso, discutimos o papel da miscigenação na obra, destacando como Isaura, apesar de sua pele clara, enfrenta injustiças devido à sua ascendência mista. Para examinar esses dilemas, realizamos uma pesquisa qualitativa fundamentada em uma leitura crítica e descritiva do acervo bibliográfico que sustenta esta monografia. O interesse pela temática surgiu do reconhecimento de que o romance reflete as disparidades enfrentadas por indivíduos sob um viés racial, fatores ainda presentes no contexto atual, tornando essencial a elaboração de pesquisas no âmbito universitário para promover a conscientização e a compreensão das experiências das comunidades racialmente marginalizadas. A análise concentrou-se em trechos específicos da obra, corroborando a hipótese de que o tratamento privilegiado recebido por Isaura, em comparação aos escravos negros, deve-se à coloração de sua pele. No entanto, sua pele clara e a classificação como bela não anulam sua miscigenação, sendo filha de uma escrava negra, o que é suficiente para que ela seja desumanizada e mantida como escrava. Como suporte teórico, este trabalho utilizou principalmente os estudos de Candido (1999-2002), Coutinho (1986), Guinsburg (1985), Moisés (2010), Munanga (2020), Nascimento (1978), entre outros estudiosos de literaturas e fatores étnico-raciais. Por fim, o romance A Escrava Isaura permitiu-nos refletir acerca das vicissitudes das identidades brasileiras, especialmente considerando as desigualdades sociais em uma nação miscigenada, onde a proximidade da identidade negra gera obstáculos, enquanto a aproximação de características brancas suscita privilégios.
- ItemA descrição do mundo feminino no século XIX: o diálogo entre as obras Orgulho e Preconceito, O Visconde que Me Amava, e Senhora(Universidade do Estado da Bahia , 2023-12-08) Oliveira, Angélica Silva; Neres, Gleiciane Domingos; Sopran, Fátima Leonor; Souza, Alan Brasileiro de; Cruz, Erica Neitzke daA presente monografia tem como objetivo principal investigar o papel que a mulher exercia na sociedade do século XIX e o diálogo existente entre as personagens principais das obras "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen, "O Visconde que me amava", de Julia Quinn e “Senhora", de José de Alencar. A realização desta análise foi baseada na Literatura Comparada, devido ao fato de ter sido feita uma análise comparativa acerca de aspectos do mundo feminino no contexto do século XIX, produzidas em culturas e contextos diferentes. Aqui, são analisados um romance brasileiro, um inglês e um norte-americano. Essa análise abarca aspectos sociais da vida de uma mulher dois séculos atrás, pontuando como elas eram vistas, sua educação e seus projetos de vida, comparando como cada autor aborda esses problemas, a fim de procurar semelhanças e divergências entre elas, sendo assim, esse trabalho faz um estudo de gênero. O trabalho tem como referencial teórico os estudos de Carvalhal (2006), Nitrini (1997), Boniatti (2000), Woolf (2019), Costa (2018), entre outros. Após a comparação, foi possível perceber que, apesar de suas diferenças culturais e de época, os três autores conseguiram descrever o universo feminino do século XIX com verossimilhança, ressaltando os desafios e a personalidade de cada protagonista.
- Item(Discursi)vivências de corpos dissidentes no ambiente escolar: algumas leituras discursivas(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Silva, Thiago Carneiro da; Nunes, Oliver França; França, Thiago Alves; Corrêa, Diego Carvalho; Melo, Sandra Cristina Lousada de; Silva, Cláudia Rocha daEsta pesquisa surge a partir das nossas vivências no ambiente escolar, enquanto corpos que dissidem gênero, sexualidade e raça. Nosso questionamento inicial foi: o que a escuta discursiva de sujeitos expulsáveis pode “revelar” sobre as relações de poder e de resistência no ambiente escolar? É nessa perspectiva que seguimos o nosso objetivo principal de compreender, através da escuta discursiva, o funcionamento de relações de poder no ambiente escolar, sobretudo no que tange à vivência de corpos dissidentes. A análise das Sequências Discursivas, produzidas a partir de duas entrevistas, foi realizada através da Análise de Discurso pecheutiana, introduzida no Brasil por Eni Orlandi. O texto se organiza a partir de diálogos mobilizados através de alguns teóricos principais e seguindo a seguinte sequência: i) “Entre a máquina de expulsão e espaço do acolhimento: breves reflexões sobre a história da escola”, quando pensamos com Bourdieu (1988), Freire (1969), Preciado (2014) e Vergueiro (2016); ii) “Discussões e análises”, dialogando com Indursky (2011), Lagazzi (1998), Orlandi (2002), Foucault (2004; 2001). A partir dos movimentos de análise, compreendemos que a escuta discursiva é uma prática fundamental para colocar em destaque os sentidos de escola, que, ao mesmo tempo que pode acolher, também pode provocar fissuras violentas na formação identitária de corpos dissidentes.
- ItemA corporeidade negra/gay em "contos negreiros"(UNEB, 2023-12-11) Landin Neto, Américo Paes; França, Thiago Alves; Santos, Rogério Luid Modesto dos; Oliveira, Fabio AraujoEste trabalho tem como objetivo analisar, a partir das lentes da Análise de Discurso Materialista (AD), as representações sobre a corporeidade negra/gay a partir da obraliterária “Contos Negreiros”, de Marcelino Freire, com enfoque nos efeitos de sentidos produzido por/para ou “ao redor” do que é enunciado por um autor branco, olhando especialmente para a afirmação de que a forma como os personagens são (re)construídos reforça um imaginário sobre sujeitos concretos. Nesta pesquisa, fizemos uma investigação sobre o funcionamento do imaginário sócio-histórico e cultural que autoriza a (re)produção dos efeitos de hipersexualização encontrados na obra. Examinamos como essas representações são influenciadas pelo discurso colonial e pelo discurso “pseudocientífico” que contribui para a construção do imaginário relacionado ao sujeito negros/gay. Além disso, abordamos a relação entre o autor, homem branco, produtor de um discurso reforçado pelo cânone literário, enquanto aparelho ideológico, e a representação feita por ele da(s) comunidade(s) negra/gay. Nesse sentido, a análise se concentrou em trechos específicos da obra, transformados em Sequencias Discursivas, que puseram à prova algumas hipóteses, entre elas a de que a forma como o autor (re) produz a hipersexualização como meio de representação limita as relações amorosas e sexuais dos sujeitos negros/gays à forma majoritária como seus corpos são socialmente interpretados. Neste trabalho, pudemos observar que a existência de uma cultura hegemônica brancocêntrica e heteronormativa acaba por explorar a estigmatização da estética negra. Dessa forma, a obra “Contos Negreiros” reflete e reforça essa dinâmica, contribuindo para a perpetuação de padrões discriminatórios na sociedade. Ao final desta pesquisa, pudemos compreender que a problemática da hipersexualização, a partir daquilo que não é dito, faz com que sujeitos masculinos interseccionalizados nas condições negra/gay sejam sujeitos aos quais se atribuem a ideia de não estabelecimentos de vínculos amorosos afetivos e efetivos. Por fim, dizemos que a desconstrução desses estereótipos é crucial para uma leitura mais justa e equitativa, visando a promover uma compreensão mais ampla e humana da diversidade de experiências presentes nos discursos contemporâneos.
- ItemA transmidialidade de múltiplas linguagens para uma noite em L’enfer, de Davi Calil: a HQ como uma complexa rede intersemiótica.(UNEB, 2022-07-11) Dias, Filipe Rosa dos Santos ; Santos, Nelma Arônia; Santos, Nelma Arônia; Souza, Alan Brasileiro de; Soprano, Fátima LeonorO presente trabalho tem como objetivo analisar as relações intermidiáticas presentes na obra Uma noite em L’enfer de Davi Calil a partir dos diálogos evidenciados dentro dos seus requadros entre a obra ultrarromântica Uma noite na taverna de Álvares de Azevedo, a narrativa oral tradicional e a pintura de Francisco de Goya. Para a realização do trabalho, depreendeu-se uma análise de cunho qualitativo e comparativo, evidenciando as relações presentes entre as ramificações da história em quadrinhos. O impulso para a produção da pesquisa foi resultante das inquietações promovidas pelo quadrinho, pois dentro da sua narrativa, ocorrem relações de sentido que extrapolam a obra fonte como a mudança dos personagens para pintores que mudaram o panorama da arte ocidental (Vincent Van Gogh, Paul Gauguin, Henri de Toulouse Lautrec, Gustav Klimt e Francisco de Goya) e, junto com eles, referências as suas pinturas. Além das referências ao romance de Azevedo e a aproximação com a pintura, percebemos dentro dos diálogos promovidos, uma aproximação com a narrativa oral tradicional Nau Catrineta dentro da evocação do personagem Goya que comete o ato da Antropofagia. Portanto, a pesquisa se fundamentou em investigar como essas diversas mídias se ramificam a partir da macroestrutura do quadrinho e em como a linguagem dos quadrinhos possibilita um outro olhar sobre a obra clássica. Para tanto, foram necessários estudos que sustentassem essa visão rizomática sobre a obra analisada como as pesquisas sobre intermidialidade como as realizadas por Rajewsky (2012), Elleström (2017) e André Gaudreault (2012) possibilitaram analisar as particularidades das estruturas analisadas, bem como as suas zonas de convergência; teorias sobre a linguagem dos quadrinhos e a sua estrutura, principalmente, os realizados por Thierry Groensteen (2015) e Bárbara Postema (2018); as produções coordenadas por Jacob Guinsburg (1985) acerca das particularidades do romantismo, não só como uma limitação temporal, mas como a produção de uma estética; as investigações sobre a estética do grotesco e as suas manifestações ao longo do tempo representadas aqui por Kayser (2003) e Bakhtin (1987). Dessa forma, obtivemos, como resultado, um olhar rizomático sobre as camadas presentes dos quadrinhos, pois agregam outros sentidos além da obra fonte e aproxima a visão grotesca do romance para a estrutura do quadrinho.