Necessidades formativas e formação de professores da EJA do Programa Educa Mais Bahia em um colégio da periferia de Salvador
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Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar as discussões propiciadas a partir da criação da Turma de Letramento, formada através do Programa Educa Mais Bahia, em um Colégio Estadual da periferia de Salvador. Para tal, serão abordados: breve panorama do analfabetismo no Brasil; motivações para composição da turma; perfil e experiência dos educadores atuantes no Programa; necessidades e dificuldades formativas dos docentes; perfil dos estudantes, suas dificuldades e recursos utilizados pelos educadores e, por fim, relações de trabalho e obstáculos enfrentados pelos docentes. Situou-se como investigação geral o mapeamento das necessidades formativas dos educadores, a partir de suas próprias interpretações. Para alcançar este objetivo, utilizou-se a metodologia qualitativa através da entrevista semiestruturada. Esta pesquisa teve como principais referenciais teóricos Freire (2001), Gatti (2010) e Arroyo (2006). A interpretação das entrevistas, realizada por meio da Análise de Conteúdo de Bardin (2009), permitiu apresentar que os educadores reconhecem suas lacunas formativas e buscam, individualmente, a superação dos desafios cotidianos e o aprimoramento profissional. Por outro lado, decorrem dificuldades para efetivar uma formação continuada como desejável pelos professores.