Nós Vamos à Escola e Depois Nois Vai Para Casa: Reflexões Acerca da Interface Ensino de Língua Portuguesa e Variação Linguística em uma Escola Pública Rural de Valente – Ba.
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Resumo
O presente trabalho apresenta resultados da pesquisa realizada no Centro Municipal de Educação de Valilândia (CEMEV). Tem como objetivo geral investigar como os professores de Língua Portuguesa dessa instituição abordam o fenômeno da variação linguística em sala de aula. Como objetivos específicos, busca: a) observar se os docentes da referida escola fazem menção ao fenômeno da variação na abordagem dos conteúdos ou trabalham especificamente a variedade padrão da língua; b) analisar a postura desses professores quanto ao uso, pelos alunos, das variedades da língua; e c) identificar a concepção de erro de português adotada pelos professores. Para tanto, os pressupostos teóricos que fundamentaram esta pesquisa foram os da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008 [1972]; MOLLICA, 2003, 2007) e da Sociolinguística Educacional (BORTONI-RICARDO, 2004, 2005; BAGNO, 2004, 2007; CYRANKA, 2007, 2008, 2011). A escolha metodológica adotada é de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, sendo realizada, ainda, a pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos docentes e observação das aulas de língua portuguesa. Os resultados mostram que, de uma forma geral, embora haja a menção à diversidade linguística, a maior parte dos docentes possui uma postura corretiva frente as inadequações linguísticas oriundas dos estudantes e, em suas aulas, privilegiam o ensino do variante padrão da língua.