O Uso das metodologias ativas por meio das Tdics no processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
No contexto educacional contemporâneo, a aplicação de metodologias ativas mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) tem se destacado como uma abordagem inovadora e eficaz para o ensino da língua portuguesa. Este trabalho de conclusão de curso explora como essas metodologias podem promover uma participação mais engajada e autônoma dos alunos. Analisa também o impacto de práticas metodológicas na construção do conhecimento linguístico, enfatizando a importância da interação digital para o desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas. Com a crescente integração das TDIC na sala de aula, este estudo visa contribuir para a compreensão dos benefícios e desafios de incorporar essas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa. Conclui-se que a adoção de metodologias ativas mediadas pelas TDICs no ensino da Língua Portuguesa não é apenas uma tendência contemporânea, mas uma necessidade para acompanhar as transformações da sociedade digital.