Entre a literatura e a história: as representações sobre o centro de salvador no contexto da primeira república no livro suor (1934)

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este trabalho pretende analisar, a partir da relação entre a História e a Literatura, as descrições sobre o centro de Salvador no contexto da Primeira República, por meio dos elementos contidos na obra Suor (1934). O livro, do autor Jorge Amado, permite resgatar aspectos sobre o contexto de discursos que defendiam a modernização da cidade e evidencia a presença de setores populacionais que, aos olhos das elites, representavam as velhas práticas coloniais. Desse modo, frustrando os seus anseios modernizantes e civilizatórios. Além disso, a vida urbana e os conflitos vivenciados por seus personagens, demonstram as posições políticas do autor, apresentando a existência de elementos marxistas presentes no texto. A obra é escrita em um momento de grandes transformações políticas, mudanças econômicas e culturais, marcados presença de uma literatura social , fruto dos avanços do modernismo.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Maíra Silva De. Entre a literatura e a história: as representações sobre o centro de salvador no contexto da primeira república no livro suor (1934). Rogério Souza Silva.2023. 67f.Trabalho De Conclusão De Curso (Licenciatura Em História). Departamento De Educação Campus XIV, (DEDC), Universidade Do Estado Da Bahia, Conceição Do Coité,2023.
Palavras-chave