A Educação do Campo e o uso do material didático: uma análise a partir do livro do programa Prosseguir no município de Guanambi-BA
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Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar como a Educação do Campo é tratada no material didático do Programa ProsSeguir, adotado em uma escola do campo no município de Guanambi-BA. Buscou-se compreender de que forma o conteúdo apresentado favorece ou restringe o fortalecimento da identidade camponesa, considerando o caráter histórico, social e cultural de cada indivíduo do campo. O estudo adotou uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, utilizando como método principal a análise documental, com foco exclusivo no material didático do Programa ProsSeguir. Os resultados indicaram que o material, em alguns aspectos, contempla elementos relevantes da realidade local, como em determinados textos que retratam a vida no meio rural; contudo, ainda carece de uma abordagem mais abrangente, representativa e crítica sobre as lutas, saberes e práticas dos camponeses. Portanto, é crucial refletir sobre a Educação do Campo e o papel do material didático no fomento a uma educação que valorize as particularidades, especificidades e resistências dos povos do campo.