“Pessoas ouvintes aprender libras precisa”: o que a trajetória de uma aluna surda em escolas do campo tem a nos dizer?
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Resumo
Este trabalho buscou analisar o processo de ensino e aprendizagem de uma aluna surda no contexto educacional do campo. Para isso, teve como objetivo compreender, de forma geral, o processo educacional do/a educando/a surdo/a, verificar os possíveis desafios e averiguar os avanços educacionais ocorridos durante a trajetória dessa aluna surda em escolas do campo. Para alcançar esses objetivos, recorreu-se a uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do estudo de caso, bem como à análise documental. Como instrumentos de coleta de dados, utilizaram-se questionários semiestruturados, direcionados aos/às diretores/as, professores/as e intérpretes, além de entrevistas realizadas com a aluna surda e sua mãe. Constatou-se que o/a estudante surdo/a residente no campo enfrenta obstáculos mais intensos, o que é respaldado tanto pelos estudos analisados quanto pela investigação realizada. Dentre os principais desafios, enfrentados pela estudante surda, pode-se destacar a comunicação restrita aos intérpretes, o desconhecimento da Libras por parte da comunidade escolar, a ausência de intérprete em determinados períodos, a inexistência do AEE na própria escola, a escassez de recursos pedagógicos adaptados e a carência de formação continuada dos/as professores/as no que diz respeito à temática da educação de surdos/as. Os resultados revelam não apenas a ausência de condições adequadas para uma educação inclusiva, mas também a distância entre os direitos assegurados por lei e a realidade vivenciada, apontando a necessidade de melhorias nas escolas do campo do município de Guanambi-BA.