Impactos éticos da utilização de inteligência artificial generativa na escrita científica

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Data
2025-07-10
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos éticos da utilização de Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na escrita científica. A crescente presença da IA na sociedade, principalmente nas instituições de ensino, levanta a necessidade de uma reflexão crítica sobre as implicações éticas de seu uso na produção de trabalhos científicos. O estudo parte da problemática da autoria e da originalidade, considerando como a IAGen, com sua capacidade de gerar textos complexos, pode desafiar os princípios fundamentais da ética em pesquisas. Diante disso, a pesquisa tem como objetivos específicos: analisar se o uso da IAGen ajuda ou prejudica o desenvolvimento de competências fundamentais na formação de acadêmicos; explorar os desafios éticos associados à aplicação de chatbots na criação de textos científicos; e, avaliar padrões ético, diretrizes institucionais ou normativas em resposta ao usa da IA na produção de trabalhos acadêmicos. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, com busca de artigos em português nas bases de dados Google Scholar e Portal CAPES, que buscou discutir publicações entre os anos de 2020 a 2024, todavia, após aplicação dos critérios de seleção de pesquisa, apenas publicações dos anos de 2023 e 2024 contemplaram para discussão final deste estudo, sendo períodos marcados pela popularização de ferramentas de IA. A seleção de fontes considerou a relevância do tema e a abordagem das questões éticas envolvidas no uso da Inteligência Artificial Generativa na escrita científica. Os resultados indicam que, embora a IAGen possa oferecer benefícios, como maior agilidade na produção acadêmica, ela também impõe desafios éticos significativos, como o risco de plágio e a dependência excessiva da tecnologia, o que pode afetar o desenvolvimento de habilidades críticas. A pesquisa sugere que é necessário um debate contínuo sobre a integração dessas ferramentas nas instituições de ensino, com a criação de diretrizes claras para garantir o uso responsável da IAGen. O estudo conclui que, apesar das vantagens da IAGen como ferramenta de apoio à pesquisa, seu uso deve ser cuidadosamente regulado para preservar a integridade da escrita científica, evitando que a tecnologia substitua a criatividade e o raciocínio crítico que são essenciais ao processo acadêmico.


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Citação
TAVARES, Tauiliam de Jesus. Impactos éticos da utilização de inteligência artificial generativa na escrita científica. Orientador: Fábio de Oliveira. 2025. 44p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia, Barreiras, 2025
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