Agenda do coordenador e o projeto político pedagógico: (re) elaboração a partir da implantação da base nacional comum curricular
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Resumo
O presente estudo analisa a atuação do (a) coordenador (a) pedagógico (a) na (re) elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em duas escolas, uma pública e uma particular, no município de Barreiras – BA. A pesquisa, de natureza qualitativa foi realizada com base na análise documental do Projeto Político Pedagógico das escolas e de entrevistas semiestruturadas realizadas com os (as) respectivos (as) coordenadores (as). Para tanto foram apresentados conceitos fundamentais relacionados ao papel do (a) coordenador (a), a Base Nacional Comum Curricular e ao Projeto Político-Pedagógico visando á compreensão das atividades que esse profissional desempenha na (re) elaboração do documento. Nesse sentido, os principais teóricos que norteiam a pesquisa são Libâneo (2012) e Vasconcellos (2004). Os resultados evidenciam que a maneira como o (a) coordenador (a) conduz e compreende o Projeto Político Pedagógico, interfere diretamente na forma como o documento é organizado e como ele expressa ou não a identidade da escola e de seus frequentadores. Ambas expressam fragilidades no que diz respeito ao documento, mas uma se destaca pelo trabalho formativo e reflexivo, alinhado à gestão democrática e à formação docente. A pesquisa conclui que o Projeto Político Pedagógico deve ser um documento vivo, revisitado constantemente e que o (a) coordenador (a) deve assumir seu papel de liderança, alinhando suas atividades da agenda para que o compromisso com o documento seja de fato efetivado.