Educação escolar indígena: um estudo sobre currículo e identidade na comunidade Pankará (Serra do Arapuá/PE)

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Data
2019-03-08
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UNEB
Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a Educação Escolar Indígena na comunidade Pankará, localizada na Serra do Arapuá - Carnaubeira da Penha/PE, lócus da pesquisa, em uma abordagem sobre o Currículo escolar e a Identidade indígena. Desta forma, esta pesquisa traz como questão norteadora, a seguinte indagação: quais são as implicações do currículo escolar na afirmação da identidade da comunidade indígena Pankará? Tem, como objetivo geral, compreender as implicações do currículo escolar da comunidade indígena Pankará no sentido de valorização e consolidação da identidade desse povo. Trata-se, portanto, de um estudo de caso, de inspiração etnográfica, que definiu a pesquisa qualitativa como principal método de pesquisa. Os resultados demonstraram que o movimento de resistência do povo Pankará, liderado pela cacica Dorinha, possibilitou uma educação escolar Indígena que promovesse a consolidação da identidade, esse processo foi construído, primeiro pela demarcação da terra, e logo em seguida pela estadualização das escolas, dessa forma, as escolas foram reorganizadas, e passaram a ter característica de uma escola indígena, com o seu próprio Projeto Político Pedagógico. A partir desse contexto, o currículo baseia-se no fortalecimento da luta pela terra e valorização da identidade, valorizando os saberes, hábitos e rituais para a formação de guerreiros e guerreiras Pankará. No grupo de entrevistados composto por professores e gestores escolares (coordenadores pedagógicos), perceberam a necessidade de modificar o currículo escolar através dos eixos norteadores, a maioria dos professores, gestores e técnicos fazem parte da própria comunidade e atuam como educadores. As práticas e padrões de comportamento da comunidade estudada são evidências nos depoimentos. Essa nova conjuntura da educação escolar indígena, substituiu o modelo antigo e pragmático de educação modelada para o processo integracionista, a partir de uma concepção de tutela do Estado.


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TAVARES, Francis Nunes. Educação escolar indígena: um estudo sobre o currículo e identidade na comunidade Pankará (Serra do Arapuá/PE). 2019. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, Juazeiro, 2019.
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