Eco-vivência e processos educativos: a constituição indivíduo- natureza na Comunidade de Assentamento Terra da Liberdade

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020-03-03
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

O presente trabalho possui como objetivo analisar as experiências de Convivência com o Semiárido tanto no contexto escolar quanto no entorno na perspectiva da Educação Contextualizada, em consonâncias com Ecologia Humana, na comunidade de Assentamento Terra da Liberdade, em Petrolina - PE. Nesse sentido, busca-se compreender como são constituídas as práticas educativas na relação aos processos de vida produtiva, elencando vivências diversas as quais nomeamos de Eco-vivências. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de natureza etnográfica, mediante uma imersão na comunidade pesquisada por meio da observação participante, de entrevistas e de análise documental. A análise fundamenta-se na perspectiva da Educação Contextualizada para o Semiárido e da Ecologia Humana, estabelecendo as sinergias e transversalidades de Eco vivências no Semiárido e na relação indivíduo-natureza, nas questões geográficas do território e suas territorialidades. Em seguida, orientadas pelas entrevistas narrativas, e apanhados registrados em documentos, promoveu um diálogo com outras pesquisas para o aprofundamento das informações encontradas e as imagens como registro dos dados, bem como a escrita descritiva como método de análises fornecendo suporte científico a investigação. Desta feita, todas as intervenções/mediações comunitárias geram produções que narram seu ecossistema. No caso do Assentamento Terra da Liberdade a Escola Municipal Terra da Liberdade, a horta orgânica comunitária, os quintais produtivos são as materialidades encontradas. Enquanto que as dinâmicas nos textos escritos pelas crianças, as práticas exercidas de reconstrução de professores em suas teorias, o espirito de lideranças dos assentados camponeses, os diálogos no espaço da horta por assentados, as místicas proferidas nas novenas e cultos, sistematizam as imaterialidades, estas foram evidências territoriais reunidas pela pesquisa que caracterizaram como são suas construções de vivências e convivências com o ecossistema em que se vive.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA SILVA, Vera Lúcia. Eco-vivência e processos educativos: a constituição indivíduo-natureza na Comunidade de Assentamento Terra da Liberdade. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, Campus III, Juazeiro, 2020.
Palavras-chave