As contribuições dos processos educativos do colégio Rosalvo Luiz Celestino para a formação da identidade étnico racial da comunidade quilombola de laje dos negros – Ba

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições dos processos educativos do Colégio Municipal Rosalvo Luiz Celestino na formação da identidade étnico-racial dos quilombolas de Lajes dos Negros, Campo Formoso-BA. A metodologia desenvolvida de abordagem compreensivista entrecruzou elementos qualitativos e quantitativos, assumindo que as subjetividades orientam a construção do mundo, a partir da forma como esse mundo para elas se apresenta, numa contínua produção autoral, sem, no entanto, desconsiderar que o mundo também forja as compreensões, e, portanto, estabelecem o tenso encontro da fenomenologia com o materialismo dialético. Como instrumentos de coleta de dados foram aplicadas entrevistas semiestruturadas, observação diretiva, análise imagética. Os sujeitos da pesquisa foram três educadores/as e três líderes comunitárias. Somam-se os relatos e registros documentais visuais da história construída da Comunidade, bem como as observações de práticas educativas desenvolvidas dentro e fora desse Colégio. Como técnicas de análise de dados, foi utilizado a Análise do Discurso (AD) para interpretar as falas e histórias de vida e a Análise de Conteúdo (AC) para enfatizar presenças e silêncios. Os resultados apontam que os processos educativos do Colégio Rosalvo Luiz Celestino contribui timidamente para o fortalecimento da identidade étnico racial e realiza pontualmente diálogos com a comunidade com vistas a trocas de saberes e experiências objetivando o conhecimento da cultura local.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MARTINS, Rita de Cássia Souza. As contribuições dos processos educativos do Colégio Rosalvo Luiz Celestino para a formação da identidade étnico racial da comunidade quilombola de Laje dos Negros – BA. 2018. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2018.
Palavras-chave