A contação de história na formação do professor: uma experiência com o livro “o mistério do sumiço do Velho Chico”

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Esta pesquisa propôs investigar a contação de história na prática docente de duas professoras, tendo como suporte o livro “O mistério do sumiço do Velho Chico”, uma obra de literatura infantil contextualizada, que foi apresentada e inserida numa formação docente. A obra apresentou um grande potencial pedagógico, por tratar de um contexto culturalmente importante para o Vale do São Francisco, as lendas, além de apresentar uma possibilidade de discutir os aspectos temáticos presentes no livro, como aspectos relacionados a noções básicas de política e de convivência. Ademais, esta dissertação trouxe uma contribuição ao tema proposto pelo PPGESA, educação e cultura, bem como fez parte das exigências da linha de pesquisa Letramento e comunicação intercultural do programa de pós-graduação em Educação, Cultura e Território Semiárido da Universidade do estado da Bahia-UNEB, pois inseriu a discussão na formação das professoras acerca da necessidade de inclusão de materiais paradidáticos contextualizados com o Vale do São Francisco. Nesta pesquisa, apresentei a contação de história como um aporte pedagógico significativo para o ensino e a aprendizagem infantil. Diante disso, foi considerada a questão da pesquisa que se configurou em: Como o livro O Mistério do sumiço do Velho Chico contribuiu para a formação do professor para o ato da contação de história contextualizada com o Vale do São Francisco? Para tanto, utilizei fundamentos da metodologia da pesquisa colaborativa (ZEICHNER, 1998) e, no decorrer do processo, configurou-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1994), (TRIPP, 2005), além de fundamentar-me no cruzamento entre o que norteia o paradigma do profissional reflexivo Perrenoud (2002) e a formação do professor, suas práticas e exigências no local de trabalho, Kleiman (2001). Com essa pesquisa foi possível verificar que a aplicabilidade do livro reavivou possibilidades de agregar ao dia a dia do aluno e das professoras uma proposta de interação com seus próprios meios, com a identidade sertaneja e a cultura local por meio da contação de história, a qual mostrou ser um aporte gratificante na construção de saberes, no desenvolvimento da imaginação e cognição infantil.


Descrição
Palavras-chave
Citação
LIMA, Fabiana Carla Lopes de. A contação de história na formação do professor: uma experiência com o livro “O mistério do sumiço do Velho Chico”. 2018. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2018.
Palavras-chave