O discurso e a prática da inserção de autores locais no currículo: um estudo na cidade de Juazeiro/BA

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Data
2020
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UNEB
Resumo

A presente pesquisa tem como principal objetivo compreender em quais circunstâncias ocorrem o discurso e a prática da inserção do autor local no currículo das escolas municipais. Assim, buscou-se problematizar e aprofundar a própria ideia de autor local; compreender o discurso da inserção dos autores locais, bem como, analisar os aspectos relacionados à política de aquisição de livros para as escolas municipais de Juazeiro/ BA, e se nessa política figuram livros de autores locais; além disso, também se buscou investigar se as professoras que lecionam as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Artes da Escola em Tempo Integral Paulo VI têm trabalhado em seu cotidiano escolar e pedagógico as obras dos autores locais, verificando, também, se há algum vínculo desses escritos com o Semiárido Brasileiro e seus múltiplos aspectos. Como aporte teórico para compreender os conceitos de autor/escritor foram utilizados os estudos de Chartier (1999; 2014), Foucault (1992) e Bakhtin (2011); já o conceito de Autor Local foi construído junto aos sujeitos da pesquisa, sobretudo, foram ouvidos os próprios autores. Ao enveredar nos caminhos da Literatura, foram relevantes os conhecimentos de Candido (2011a; 2011b), Compagnon (2009; 2010) e, no último eixo, foram imprescindíveis as leis brasileiras a respeito do currículo, em que são utilizadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN, 2013), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, 1996), além de utilizar os estudos de Silva (2015), Martins (2006; 2011), Reis (2009; 2011). A pesquisa tem natureza e abordagem qualitativa que elucida, analisa e explana o objeto da pesquisa através do delineamento do Estudo de Caso. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a Secretária de Educação e Superintende Pedagógica; as professoras selecionadas e a equipe gestora da Escola em Tempo Integral Paulo VI formada pela gestora, vice-gestor e coordenadora pedagógica e seis autores locais, assim como, observação, análise documental e diário de bordo. Os resultados desta pesquisa mostraram que a produção literária dos autores locais, mesmo que de forma tímida, vem sendo inserida nas escolas municipais de Juazeiro/BA e que o discurso da importância da inserção do autor local existe de fato e está em atuação para além dos autores. Expõe também a distância que as práticas institucionais e pedagógicas estão em relação ao discurso a este respeito.


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ROSA, Ariane Samila Ferreira de Oliveira. O discurso e a prática da inserção de autores locais no currículo: um estudo na cidade de Juazeiro/BA. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2020.
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