O ensino de geografia na perspectiva da convivência com o semiárido nas escolas municipais de Serrinha/BA
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Resumo
A pesquisa traz as discussões voltadas ao ambiente escolar no Semiárido Brasileiro com foco para as aulas de Geografia, analisando como os professores podem propiciar outros discursos e novas práticas capazes de enfatizar a importância da Contextualização e da Convivência com esse território. Ancorada na Fenomenologia e na vertente da Geografia Cultural-Humanística, a pesquisa buscou responder ao seguinte questionamento: O Ensino de Geografia das escolas municipais de Serrinha/BA tem produzido conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência? Para respondê-lo foi necessário analisar a valorização cultural no Ensino de Geografia das escolas municipais de Serrinha/BA e sua produção de conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência. Para o alcance deste objetivo, foi necessário contextualizar a Epistemologia da Ciência Geográfica destacando a trajetória da Geografia Escolar no Brasil e no Semiárido. Também identificar os pressupostos da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e suas contribuições para o Ensino de Geografia. Na pesquisa de campo foram analisados os documentos propostos para essa disciplina no Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Serrinha visando diagnosticar como a disciplina criada, Estudos do Semiárido, tem sido tematizada e aplicada nas aulas de Geografia a partir das práticas docentes, analisando sua contextualização na perspectiva da Convivência. A partir da pesquisa bibliográfica e de campo em três escolas municipais de Serrinha, contamos com os professores de Geografia, representantes de instituições da Secretaria de Educação em Serrinha e do Movimento de Organização Comunitária (MOC), no fornecimento de informações relevantes e nas suas participações na construção da referida proposta. Através da pesquisa qualitativa e das técnicas de observação e realização de entrevistas como instrumentos de coleta de dados, as informações foram organizadas, descritas e analisadas. Ao se analisar as aulas da disciplina Estudos do Semiárido, pôde-se refletir e identificar certos meios didático-metodológicos propostos por alguns professores para desconstruir as concepções simplistas e preconceituosas sobre o Semiárido. Os resultados da pesquisa revelaram que o Semiárido foi pouco tematizado nas aulas e, de um modo geral, o ensino de Geografia não tem produzido conhecimentos sobre o Semiárido na perspectiva da Convivência. Mas, apesar disso, foram constatadas iniciativas voltadas a um novo olhar sobre o mesmo. Por fim, foi colocado em evidência um conhecimento mais aprofundado desse território, apresentando suas características e potencialidades, trazendo à tona a valorização da identidade cultural, o sentimento de pertencimento, a importância da Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. A pesquisa visou contribuir para a Educação, ao trazer elementos que demonstram como o Ensino de Geografia pode potencializar a construção de conhecimentos contextualizados sobre Semiárido.