Letramento digital e ensino: um estudo de caso em uma escola pública em Juazeiro-BA
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Resumo
Este trabalho busca investigar como acontece a relação entre as práticas de letramento digital realizadas pelos alunos e o ensino da leitura no Colégio Dom Avelar Brandão Vilela, no contexto de periferia da cidade de Juazeiro-BA. Considerou-se que essas práticas configuradas em novos letramentos podem se constituir no ponto de partida na integração com o letramento escolar, visto que ausência desse intercâmbio na apropriação dos processos de leitura e escrita de modo significativo. Com base nisso, partimos dos pressupostos teóricos de Geertz (2008), Canclini (2006), Levy (1999), Santaella (2003) sobre cultura e cibercultura para problematizar o contemporâneo e discutir a emergência dos novos letramentos a partir do contexto sociocultural onde se adentra a escola e os sujeitos que fazem parte dela. Além disso, seguimos os fundamentos de Street (2014), Soares (2002) sobre letramentos, e da concepção de leitura abordada por Goodman (1992), Marcuschi (2010), que é vista numa perspectiva dialógica e sociointeracionista quanto ao conceito de língua e de texto. Para isso, utilizamos da abordagem qualitativa de pesquisa a partir de um estudo de caso que descreve as práticas digitais de três alunos, delineando um perfil de leitor no âmbito digital, além de retratar de forma densa e profunda a questão do letramento digital e suas relações com o ensino da leitura na escola. Os resultados obtidos nos levam a concluir que a relação entre os letramentos digital e escolar acontecem em meio a contradições do trabalho realizado na escola e as dificuldades apresentadas pelos estudantes em torno da leitura hipertextual e das ações sociais envolvidas nos eventos de letramento digital. Desse modo, entendemos que é preciso redimensionar o papel da escola frente às questões trazidas pela cultura digital bem como interligar as práticas digitais dos sujeitos com o trabalho voltado para o desenvolvimento das competências básicas de leitura, na modelagem de suas estratégias, mas também os desafios de ensinar ao aluno lidar com excesso de informação.