A constituição dos currículos dos cursos técnicos em comércio e segurança do trabalho no núcleo avançado do IFBA em Juazeiro (2010-2015)

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Data
2017
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UNEB
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a constituição e a operacionalização dos currículos, a partir dos planos de cursos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e em Segurança do Trabalho ofertados no Núcleo Avançado do IFBA em Juazeiro e traz a seguinte questão de pesquisa: Como foram constituídos e operacionalizados os currículos dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e Segurança do Trabalho durante a implantação do IFBA em Juazeiro? Com essa indagação procuramos obter respostas e/ou mesmo novas indagações sobre o processo de concepção do currículo desses cursos por meio da matriz curricular presente nos Planos de cursos analisados. Para as bases teóricas, recorremos aos pressupostos epistemológicos do Currículo na perspectiva de: Goodson (2007, 2012) Silva (1998, 2001), Burnman (1993), Costa (2005), Santomé (1998), Martins (2006), Reis (2010, 2011) e Rodrigues (2009, 2012); das Disciplinas Escolares defendido por: Chervel (1990), Julia (2001, 2002), Rodrigues (2009, 2012) e Viñao (2006); da Cultura Escolar presente nos estude de: Julia (2001, 2002), Faria Filho, Gonçalves, Vidal e Paulilo (2004); e da Educação Profissional proposta por: Ciavatta (2005), Cordão (2005), Cunha (2000, 2002), Frigotto (2005, 2009), Santos (2015). A fundamentação metodológica alicerça-se na abordagem qualitativa, sendo de caráter fenomenológico por compreendermos que se alinha aos objetivos da pesquisa em Educação aqui propostos. Ademais, utilizamos como técnicas de pesquisa a triangulação de dados proposta por Sarmento (2011) e a análise de conteúdo trazida por Bardin (2016). Além disso, tem como procedimentos a pesquisa participante por meio das observações no Núcleo Avançado do IFBA em Juazeiro – locus da pesquisa e conta como fontes de pesquisa o levantamento documental inerente à constituição dos currículos coletados nesta unidade escolar. Como instrumento de coleta e produção de dados, utilizamos a entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2004) com os sujeitos da pesquisa implicados nesse processo de implantação, a saber: 15 estudantes, 7 professores e 7 gestores. As análises apontam para um currículo fundamentado em uma concepção teórica e técnica, prescindindo da formação humanística e prática como aspecto de desarticulação do currículo prescrito e o currículo efetivo na sala de aula e demais atividades pedagógicas. Fato que também distancia esses currículos da missão institucional de formar sujeitos mais críticos, articulando ensino, pesquisa e extensão, embora os estudantes reiterem que a formação construída nesse processo formativo apresentou-se relevante para a sua vida pessoal e profissional. Por fim, os resultados da pesquisa revelam que os professores implicados no desenvolvimento desses currículos não se reconhecem neles por não terem participado na sua concepção, demonstrando o aspecto prescritivo do currículo, embora tenhamos observados perspectivas emancipadoras a essa prescrição. Como proposição, esta pesquisa visa a colaborar com a constituição de outros currículos de cursos técnicos subsequentes, constituir a recente história do IFBA em Juazeiro, além de fomentar outras pesquisas sobre a implantação de currículos em outros Núcleos Avançados do Instituto Federal da Bahia.


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SANTOS, Ana Paula Rocha dos. A constituição dos currículos dos cursos técnicos em Comércio e Segurança do Trabalho no Núcleo Avançado do IFBA em Juazeiro (2010-2015). 2017. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Juazeiro, 2017.
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