Contação de histórias: uma abordagem da tradição oral e do letramento escolar no semiárido baiano

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Data
2016
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UNEB
Resumo

Esta dissertação traz uma contribuição ao tema da relação cultura e educação. Faz parte das exigências da Linha de pesquisa Letramento e Comunicação Intercultural do Programa de Pós-graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, PPGESA, Campus III. As práticas de letramento como aponta Street (2014) são empoderadoras dos sujeitos, em especial quando esses se apropriam da leitura e da escrita. Nesta pesquisa, estudou-se como a tradição de contar histórias, causos e contos populares faz interface com a cultura escrita e pode também está inserida nesse processo de empoderamento dos praticantes. Diante disso, foi considerada como questão de pesquisa que as práticas de contar histórias dos contadores de Maniçoba/BA geram um processo formativo na escrita e na leitura dos escutadores e, em alguma medida, dos contadores. Para constatação desse pressuposto, foram investigadas as práticas de contação de história em Maniçoba/BA, como também a transcrição dos contos para a escrita que permite aproximar os contadores nessa prática, além disso, investigou-se como a contação permite formar um aprendizado do oral na interface com a escrita formando leitores escutadores. Assim, as narrativas orais, precisamente os causos populares, bem como as práticas de escrita dessas narrativas foram analisadas no viés dos estudos do letramento. Para tanto, buscou-se os aportes teóricos em Street (2007, 2011, 2014) com a contribuição das reflexões sobre os letramentos sociais, destacando a abordagem do letramento intercultural que valoriza as interfaces entre a leitura e a escrita nas práticas sociais, as agências e agentes de letramentos. Zumthor (1993, 1997, 2007) refletindo sobre a voz na escrita e Vancina (1982) com a relevância da tradição oral, entre outros. A metodologia utilizada a partir da pesquisa qualitativa em educação à luz de Bogdan e Biklen (1994) se configurou numa Triangulação de métodos e técnicas ou Entre-triangulação (DENZIN, 1970 apud FLICK, 2008). Nesse percurso, os resultados apontaram que a tradição de contar histórias em Maniçoba/BA é uma prática fortalecedora na interface da oralidade e da escrita dos contadores e dos escutadores.


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NOGUEIRA, Sayonara Cordeiro de Marins. Contação de histórias: uma abordagem da tradição oral e do letramento escolar no semiárido baiano. 2016. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas – Campus III, Juazeiro, 2016.
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