Carrapicho: experiências de educomunicação com adolescentes e jovens do vale do Salitre

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2019-03-07
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

A partir de vivências acadêmicas e nos movimentos sociais, passei a acreditar na educomunicação como estratégia de formação de sujeitos, o que me levou a provocar a criação do Carrapicho Virtual, uma experiência com adolescentes e jovens no Vale do Salitre, interior de Juazeiro (BA). A partir da pesquisa-ação e da pesquisa participante, me embasando também em conceitos como a etnografia e etnopesquisa formação, me lancei ao desafio de investigar como a educomunicação pode promover a formação crítica-ativa da juventude no ambiente formal e não formal. Para isso, além de pesquisar a própria experiência, realizei uma intervenção na Escola Municipal Manoel Nunes Amorim, ao tempo em que defendi a indissociabilidade entre a educação contextualizada e a educomunicação. Todo percurso permitiu reafirmar a educomunicação como caminho estratégico na formação de sujeitos protagonistas de uma cidadania ativa, bem como apresentar contribuições que possam embasar a construção de possíveis ações voltadas para esse campo-prático teórico no âmbito do poder público municipal.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Érica Daiane da Costa. Carrapicho: experiências de educomunicação com adolescentes e jovens do Vale do Salitre. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos, Juazeiro, 2019.
Palavras-chave