O sertão que a tv não vê: o jornalismo contextualizado com o semiárido brasileiro

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Data
2016-03-03
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UNEB
Resumo

Nas cidades de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, respectivamente, a Universidade do Estado da Bahia, por meio de um projeto de extensão do curso de Jornalismo em Multimeios, e a Universidade Federal do Vale do São Francisco, desenvolvem duas iniciativas de telejornalismo educativo pela internet, a WebTV Uneb - Núcleo Juazeiro e a TV Caatinga, que possibilitam novas práticas jornalísticas e/ou educativas ao pautar um Semiárido Brasileiro (SAB), diferente do que é mostrado de forma estereotipada pela imprensa hegemônica. Dessa forma, tornou-se necessário entender: qual a colaboração dessas duas plataformas digitais para a representação contextualizada com o Semiárido? Assim, este trabalho objetivou investigar as contribuições desses projetos de telejornalismo para a representação contextualizada com os territórios Semiáridos, a partir de suas abordagens jornalística e educativa. Para tanto, foram selecionadas dentro da programação dessas webtvs, produções que abordam questões e temas ligados ao Semiárido, como Ciência, Educação Contextualizada e Contemporaneidade. O estudo identificou ainda na programação das duas plataformas estudadas, como os territórios Semiáridos são representados. Verificou também como os produtores de conteúdo desses projetos (os estudantes de Jornalismo e profissionais egressos do curso de Jornalismo em Multimeios da Uneb) absorvem a proposta de uma representação diferenciada sobre o Semiárido. Todo o material foi avaliado à luz da Análise do Discurso Francesa. Por fim, com a pesquisa foi desenvolvida a proposta do Jornalismo Contextualizado com o Semiárido Brasileiro (JCSAB), a partir da programação das referidas webtvs e seus produtores de conteúdo, além da contribuição de outros sujeitos que trabalham em entidades (governamentais ou não) que atuam como o objetivo de promover o SAB. O JCSAB é uma proposição que investe nas variadas possibilidades de representações sobre esses territórios que se aproximem da realidade, sem omissões e/ou distorções, com uma diversidade de produção de sentidos, temáticas e abordagens, onde o enfoque jornalístico caminha de forma equilibrada com a proposta educativa


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