Fotografia e educação: outros olhares sobre a representação social do semiárido juazeirense

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Data
2018-02-23
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UNEB
Resumo

O ato fotográfico se tornou comum em vários ambientes, inclusive nas escolas, onde os jovens produzem diversos tipos de registros imagéticos, eternizando os momentos vividos. Contudo, essa proximidade que os estudantes têm com a fotografia ainda não está consolidada nos espaços educacionais. Partindo desse pressuposto, propomos esta investigação sobre as possibilidades do uso da fotografia inserida no ambiente educacional entre os estudantes de ensino médio do Colégio Estadual Hildete Lomanto (CEHL), para a construção de outras representações sociais do Semiárido juazeirense, indicando como objetivos específicos: estudar as relações entre a fotografia e a educação, potencializando seu uso no ambiente educacional; problematizar as concepções de representação social dos territórios Semiáridos, destacando as percepções dos estudantes sobre o Semiárido juazeirense; realizar a oficina “Aprendendo a Olhar” com um grupo de jovens do CEHL, fomentando discussões sobre Fotografia, Territórios Semiáridos, Representações Sociais e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro; e produzir uma exposição fotográfica com outras representações sociais do Semiárido juazeirense, a partir dos olhares dos estudantes do CEHL, como resultado dessas oficinas. Na fundamentação teórica desta pesquisa trabalhamos os conceitos de: Fotografia, nos apropriando das concepções de Bussele (1999), Sontag (2004), Koutsoukos (2010), Kossoy (2014), etc.; Representação social nos embasando, principalmente, em Moscovici (2001, 2015), Jodelet (2001), Gilly (2001) e Bomfim (2012); Educação e Fotografia com base nas contribuições de Hernández (2007), Campanholi (2014), entre outros; Representação do Nordeste a partir das discussões de Albuquerque Júnior (1995, 2011); Território do Semiárido juazeirense na concepção de Barros (2007) e Carvalho (2011, 2012); e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, apresentando as ideias de Lins (2006), Martins (2006) e Reis (2010, 2011). Considerando o caráter qualitativo desta pesquisa, nos ancoramos na pesquisa aplicada, que possibilitou a aplicação de dois questionários com questões abertas e fechadas; a realização de uma oficina, com jornadas fotográficas; e a produção e leitura de outras imagens sobre o Semiárido juazeirense como principais instrumentos metodológicos. Além da construção de outras representações desse território, difundida pela organização de uma exposição fotográfica, foi possível também ativar o olhar sensível e o senso critico dos participantes, que se sentiram empoderados e capazes de gerar conhecimento, mudando seus comportamentos no ambiente escolar, pois encontraram nesta experiência, um espaço de liberdade, que lhes permitia expressar suas opiniões e ideias, sendo tratados de igual para igual, sem nenhum tipo de hierarquia.


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SIMAS, Lorena Santiago. Fotografia e educação: outros olhares sobre a representação social do semiárido juazeirense. 2018. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos) – Universidade do Estado da Bahia, Juazeiro, 2018.
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