Processos formativos vivenciados pelos discentes das licenciaturas para o letramento racial e reafirmação da identidade negra na universidade do Estado da Bahia Campus IX
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Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar os processos formativos vivenciados pelos discentes das licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus IX, que contribuem para o letramento racial e a reafirmação da identidade negra. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos a análise documental dos currículos presentes nos Projetos Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura em: Ciências Biológicas, Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, Matemática e Pedagogia e um questionário aplicado a estudantes cotistas. Fundamenta-se nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais (DCNERER), bem como nos aportes teóricos de autores como Stuart Hall (2006), Nilma Lino Gomes (2017), Vaz (2023) e Kabengele Munanga (2006). Os resultados indicam que, embora haja avanços com a implementação de ações afirmativas e componentes curriculares específicos, ainda persistem desafios relacionados à efetivação de uma pedagogia decolonial. Constatou-se que os eventos acadêmicos, ações extensionistas e práticas curriculares têm papel relevante na construção de identidades negras positivas, sendo fundamentais para a permanência e formação crítica dos sujeitos no ensino superior.