As estratégias de retomada anafórica do objeto direto: uma análise descritiva da fala da comunidade quilombola do Maracujá, Conceição do Coité-BA.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-05-23
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a variação na retomada anafórica do objeto direto na fala da comunidade quilombola do Maracujá, localizada no município de Conceição do Coité-BA. Fundamentando-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, a pesquisa investiga quatro estratégias recorrentes no português brasileiro para a retomada anafórica do objeto direto – pronome lexical, sintagma nominal anafórico, categoria vazia e clítico acusativo de terceira pessoa –, conforme descritas nos estudos de Duarte (1986, 2003), Cyrino (1994), Figueiredo (2004), Luz (2009). No percurso de investigação, buscou-se descrever a formação sócio-histórica da comunidade, identificar os fatores estruturais e sociais que influenciam a escolha das variantes e verificar se os contextos favoráveis às retomadas na comunidade quilombola são os mesmos observados em outras amostras do português brasileiro. Como hipótese central da pesquisa se considerou que o fenômeno linguístico analisado reflete as condições de uma transmissão linguística irregular, resultante das particularidades socio-históricas da comunidade rural afro-brasileira investigada, que apresenta características comuns a contextos de isolamento linguístico e acesso limitado a normas prestigiadas da língua. Essas particularidades contribuíram para uma maior manifestação da variação linguística e para a possível eliminação da forma mais normatizada do fenômeno na gramática dos falantes, o clítico acusativo. A pesquisa foi realizada com base em um corpus composto por 18 entrevistas sociolinguísticas, estratificadas por idade e sexo, organizado por Parceiro (2007). A análise quantitativa dos dados revelou que o fator linguístico função sintática do antecedente referente foi o mais significativo na escolha das variantes, demonstrando que a estrutura sintática desempenha um papel relevante na variação das estratégias de retomada do objeto direto. Ademais, a variável idade também se mostrou relevante, indicando diferenças nas escolhas das variantes entre gerações. Os resultados destacam a predominância da categoria vazia, evidenciando o impacto do processo de transmissão linguística irregular. Além de contribuir para ampliar o entendimento das dinâmicas de variação e mudança linguística no português brasileiro, especialmente na variedade rural afro-baiana, este estudo desempenha um papel importante na valorização da riqueza linguística da comunidade quilombola do Maracujá. Ao documentar e analisar práticas linguísticas locais, a pesquisa reforça a importância de preservar a identidade cultural e linguística de grupos historicamente marginalizados.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Cinara de Andrade Silva Santana. As estratégias de retomada anafórica do objeto direto: uma análise descritiva da fala da comunidade quilombola do Maracujá, Conceição do Coité-BA. Orientador: Pedro Daniel dos Santos Souza. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens)- Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2025.
Palavras-chave