As novas diretrizes do Ensino Médio no Brasil: impactos na educação geográfica e a análise crítica dos livros didáticos

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Data
2025-01-09
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Este estudo analisa as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio no Brasil e suas implicações para estudantes e educadores. O Ensino Médio representa uma etapa crucial na formação dos jovens, marcando a transição para o ensino superior ou o mercado de trabalho. Diante das recentes modificações nesta etapa educacional, esta pesquisa tem como objetivo geral apresentar e analisar as propostas de reforma do Ensino Médio. Especificamente, buscou-se: 1) Analisar as principais mudanças nas diretrizes do Novo Ensino Médio; 2) Identificar os impactos dessas mudanças nas escolas, na carga horária e no currículo comum; 3) Avaliar os potenciais consequências para alunos e professores. Utilizou-se metodologia qualitativa, com procedimento para coleta dos dados pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados indicam que, apesar das intenções de flexibilização e modernização, as mudanças propostas apresentam desafios significativos de implementação e riscos de aprofundamento das desigualdades educacionais. Conclui-se que é necessário um debate mais amplo e participativo sobre a reforma, considerando as reais condições das escolas públicas brasileiras.


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LIMA, Fabiola da Silva; SANTOS, Thaiane Almeida dos. As novas diretrizes do Ensino Médio no Brasil: impactos na educação geográfica e a análise crítica dos livros didáticos. Orientadora: Jacy Bandeira Almeida Nunes. 2025. 62f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Geografia) -Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, Universidade do Estado da Bahia, Jacobina-BA, 2025.
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