Interdisciplinaridade e temas integradores: análise do referencial curricular dos anos iniciais do ensino fundamental do município de Brumado, Bahia
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Resumo
Esta pesquisa investiga a implementação das Diretrizes Curriculares do Município de Brumado, na Bahia, como proposta de adequação do currículo educacional da rede municipal às normativas da Base Nacional Comum Curricular e ao Documento Curricular Referencial da Bahia, bem como analisar as possíveis contribuições e desafios da Interdisciplinaridade e dos Temas Integradores no Referencial Curricular dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do referido município. Os fundamentos teóricos deste trabalho estão ancorados nos estudos de Costa (2014), Fazenda (1995, 2001, 2002, 2008, 2011, 2013, 2015), Freire (1987, 1996, 1997), Frigotto (2011), Gasparin (2005), Japiassu (1976), Jantsh e Biachetti (2011), Leontiev (2004), Matter (2012), Minayo (2010, 2014), Nunes (2011), Saviani (2019), Trindade (2008), dentre outros. Os dados foram produzidos e analisados por meio da utilização da análise documental das leis e documentos que regem a educação nacional (BRASIL, 1988, 1990, 1996, 1997, 1998, 2001, 2002, 2007, 2014, 2018), e diário de campo reflexivo da pesquisadora. Após a análise dos dados, obtivemos uma maior compreensão do desenvolvimento dos Temas Integradores, além do reconhecimento da Interdisciplinaridade na construção de um conhecimento significativo, além de contribuir no incremento dos Temas Integradores. A realização desta pesquisa proporcionou uma ampla reflexão sobre a importância de um currículo que pense na aprendizagem do aluno de forma ampla e integral e na Interdisciplinaridade como ação significativa para a aquisição do conhecimento, além de nos permitir o desenvolvimento do produto educacional em formato de um guia digital teórico-metodológico que poderá colaborar no processo de ensino/aprendizagem e no de desenvolvimento de Temas Integradores presentes no DCRMB.