Intelectuais negros(as) e (in)visibilidades – Uma reflexão a partir do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local - PPGHIS, Campus V- Santo Antônio de Jesus.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta Monografia apresenta uma reflexão sobre a (in)visibilidade de intelectuais negros (as) no PPGHIS – Programa de Pós-Graduação em História do Campus V- UNEB. O interesse pelo tema nasce a partir do desejo de conhecer mais sobre os(as) intelectuais negros(as), buscando analisar os impactos das suas presenças/ausências neste programa e também de forma mais ampla. Foi utilizado os recursos metodológicos da História Oral, por conta da elasticidade que tais recursos oferece a um tema tão sensível como o que está sendo tratado aqui sobre uma categoria de cientistas – doutores e doutoras – que foram e ainda continuam sendo invizibilizados(as) pelo fato de serem pretos e pretas em uma sociedade brasileira que ainda insiste em sustentar o racismo. A História Oral também orientou a realização das entrevistas do ponto de vista técnico e relacional. As falas das(os) entrevistadas(os), bem como as leituras e traduções de obras constantes nas referências desta escrita constituíram os diálogos e as bases para esta reflexão, orientado muitas vezes os conceitos e as principais categorias que colocam a criação textual em movimento.


Descrição
Palavras-chave
Citação
PASTOR, José Roque Soares. Intelectuais negros(as) e (in)visibilidades – Uma reflexão a partir do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local - PPGHIS, Campus V- Santo Antônio de Jesus. Orientadora: Marluce de Lima Macêdo. 2022. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História). Departamento de Educação, Campus XIV, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, 2022.
Palavras-chave