A literatura infantojuvenil afro-brasileira como prática antirracista em uma Escola Pública Do Município de Brumado - Bahia

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Data
2024-07-29
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). Esta dissertação teve como objetivo investigar como a literatura afro brasileira pode contribuir para uma prática antirracista na Educação Básica e perceber as formas de racismo que perpassam tanto nas instituições escolares como na sociedade. Neste sentido, foi primordial falarmos sobre a Lei 10.639 e seus impactos na Educação Básica. O lócus da pesquisa é a Escola Municipal Maria Iranilde Lôbo no município de Brumado – BA, em que foi realizado questionário para compreender o porquê os alunos do 5º ano não tem a literatura afro-brasileira como principal instrumento de leitura, já que, a escola é, majoritariamente, composta por crianças negras. Foi necessário também analisarmos o Projeto Político Pedagógico da instituição a fim de compreender se o documento condiz com o que é proposto pela Lei 10.639. Essa pesquisa utilizou-se de teóricos de grande importância e representatividade para o povo negro como Franz Fanon, Neusa Santos, Djamila Ribeiro, Alessandra Devulsky, bell hooks, Grada kilomba, entre outros. Em resposta a essa investigação desenvolvemos uma sequência didática com literaturas afro-brasileiras com o propósito de proporcionar uma educação antirracista e a equidade racial dentro da sala de aula, intitulado Sequência didática: a Literatura Afro brasileira como prática antirracista na Educação Básica, buscando promover o respeito à diversidade, à cultura e às ancestralidades do povo negro.


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BRITO, Zilaine Aguiar. A literatura infantojuvenil afro-brasileira como prática antirracista em uma Escola Pública Do Município de Brumado – Bahia. Orientadora: Eliana Márcia dos Santos Carvalho. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino Linguagem e Sociedade). Departamento de Ciências Humanas, Universidade do Estado da Bahia, Caetité, BA, 2024.
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