When, through games, a speaker is born: aprendendo inglês com MMORPG

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Os jogos de videogame, mesmo tendo conquistado maiores espaços nos diversos ambientes sociais, ainda é pouco aceito no que se refere ao seu uso como ferramenta pedagógica para o ensino de Língua Inglesa (LI). Como alguém que aprendeu inglês através dos jogos digitais, percebia que, em meio as discussões realizadas sobre ensino e aprendizagem de LI, que me fiz presente, pouco se discutia sobre o jogo de videogame como ferramenta para a aquisição e desenvolvimento de LI. Tendo em vista essa situação, motivado por essa trajetória pessoal de aprendizagem de LI através de jogos do gênero MMORPG (Massively multiplayer online role-playing game) esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar como jogos online (multiplayer) podem contribuir para a aprendizagem autônoma da LI por um jogador não falante do idioma. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa do tipo etnográfico; mais precisamente, trata-se de uma pesquisa autoetnográfica. Deste modo, também serei um dos sujeitos da pesquisa; nela trarei para análise relatos próprios e de outros sujeitos participantes sobre as experiências vividas no processo de aprendizado de LI como Língua Estrangeira (LE) utilizando jogos digitais (videogames e MMORPG), também abordando sobre fatores como autonomia e motivação na aprendizagem de língua. Para embasar as discussões, trago autores como James Paul Gee, Rankin et al, Pettersson, Alice Chik, Leffa et al, Nunan, Little, dentre outros. Ao final da pesquisa, baseado nos relatos analisados em contraste com as constatações do referencial teórico, pôde ser observado que os jogos de videogame (multiplayer) são capazes de estimular processos de autonomia e motivação no aprendizado de LI; eles são capazes de engajar seus usuários em interações em LI tanto dentro quanto fora do jogo, comunidades de prática, possibilitando uma aquisição contextualizada de LI e com significado para o aprendiz.


Descrição
Palavras-chave
Citação
MOTA, Henrique Cedraz. When, through games, a speaker is born: aprendendo inglês com MMORPG. Orientadora: Ludimilia Souza da Silva. 2022. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas). Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, BA, 2022.
Palavras-chave