Inclusão de estudantes com deficiência no ensino da educação física no fundamental II: compondo subsídios orientadores para o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas- BA

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-06-18
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A Educação Física, em linhas gerais, se constituiu como um campo de atuação profissional abrangente, no qual se pode trabalhar, entre outros, com o lazer, com a promoção da saúde, com o esporte amador, performance e com a educação, a partir do ensino desse componente nas escolas. Nesse cenário, a pesquisa se insere no último campo, ou seja, da educação. Com temática delineada sob o processo de inclusão de estudantes com deficiência, e locus de pesquisa em cinco escolas que integram a rede de ensino do Município de Lauro de Freitas, Bahia. O presente projeto possui como objetivo geral compor subsídios orientadores para a estrutura de instrumento de planejamento da Rede Municipal de Educação em Lauro de Freitas, quanto à inclusão do estudante com deficiência na perspectiva do ensino da Educação Física. Como objetivos específicos definiu-se os seguintes alvos: Caracterizar o ensino da educação física para a educação especial no município de Lauro de Freitas através das diretrizes para o processo inclusivo na etapa do ensino fundamental II, no período de vigência do Plano Municipal de Educação 2015/2025; analisar o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas sob os aspectos normativos e pedagógicos, concernentes à inclusão do estudante com deficiência e compreender o desempenho dos Projetos Plantão da Inclusão e Escola Acessível no município de Lauro de Freitas, quanto ao atendimento aos estudantes com deficiência. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, utilizando o método do estudo de caso. A participação das pessoas será evidenciada por meio de entrevistas e depoimentos de professores que tiveram experiência na prática do ensino da Educação Física e o processo de inclusão do estudante com deficiência. A pesquisa documental será constituída por extratos de documentos como Leis, Decretos, Diretrizes que descrevem o contexto histórico e cronológico da Educação Inclusiva, a fim de proporcionar o estudo e trazer subsídios para responder à questão problema. O locus da pesquisa envolve as cinco escolas da Rede Municipal de Lauro de Freitas que atendem o ensino fundamental II e estão localizadas na região central da cidade. Serão fornecidos os dados extraídos do InepData (2023), apresentando ainda dados do período de vigência do PME (2014-2023). Será dada ênfase ao contexto da educação especial como uma modalidade de ensino. Os sujeitos da pesquisa envolvem os coordenadores, professores de educação física que atuam nas cinco escolas e representantes do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Sobre a estratégia para a coleta de dados, estes foram obtidos através da aplicação de questionário com os Coordenadores e Professores de Educação Física das cinco escolas localizadas na região central da cidade e de uma entrevista estruturada com o representante do Departamento de Inclusão da Pessoa com Deficiência. A pesquisa revelou lacunas arquitetônicas quanto à adequação de espaços destinados à prática de esportes e atividades físicas e lacunas pedagógicas o processo de planejamento. Nessa linha, evidencia a adoção de estratégias referentes à estruturação de ações para impulsionar o projeto Escola Acessível e um modelo formativo para orientar, o planejamento, a prática, contribuindo com a formação dos profissionais da educação, qualificando-o para o processo de inclusão de estudantes deficientes no ensino regular da etapa do Fundamental II.


Descrição
Palavras-chave
Citação
VIDAL, Lucíola Nobre Lima. Inclusão de estudantes com deficiência no ensino da educação física no fundamental II: compondo subsídios orientadores para o processo de planejamento da rede municipal de Lauro de Freitas- BA. Orientadora: Lídia Boaventura Pimenta. 2025. 92f. Dissertação ( Mestrado Profissional) Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação, Departameto de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador.2025
Palavras-chave