Desvelando horizontes: uma análise reflexiva da educação na escola do campo da região metropolitana de Salvador-BA
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Resumo
Este estudo se propõe a realizar uma análise reflexiva da educação na escola do campo na Região Metropolitana de Salvador-BA, com o intuito de compreender os desafios, potencialidades e práticas pedagógicas desenvolvidas nesse contexto específico. Observa-se que a educação do campo muitas vezes é negligenciada ou inadequadamente atendida pelas políticas educacionais, o que pode resultar em desigualdades de acesso e qualidade educacional para os estudantes que frequentam escolas do campo. Para alcançar esse objetivo, o estudo se propõe a: a) refletir sobre os elementos sociais, culturais, econômicos e políticos que constituem uma escola rural, visando compreender sua complexidade e peculiaridades; b) refletir sobre os diferentes modos de constituir-se como professora em uma escola do campo, considerando os desafios e as possibilidades inerentes a esse contexto específico. A abordagem metodológica adotada neste estudo autobiografia inspirada nas conversas com as professoras da rede, reconhecendo a importância da experiência como ponto de partida para a construção do conhecimento. Utilizando a autobiografia como dispositivo metodológico e as rodas de conversa como caminho, esta pesquisa busca explorar e compreender as narrativas de vida dos participantes de maneira mais profunda e significativa. Durante as discussões realizadas nas rodas de conversa, emergiram diversas realidades vivenciadas nas escolas do campo, proporcionando reflexões valiosas sobre os desafios e as oportunidades presentes nesses contextos educacionais. As discussões destacaram a importância de abordagens inclusivas e colaborativas para promover uma educação de qualidade e equitativa em todos os contextos educacionais. Este estudo visa contribuir para o desenvolvimento de políticas e práticas educacionais mais eficazes e adaptadas às necessidades específicas das escolas e comunidades rurais na Região Metropolitana de Salvador.