Letramento literário na EJA: a litertura de cordel no contexto da educação de jovens e adultos

Resumo

Esta dissertação teve como objetivo analisar de que forma a literatura de cordel pode contribuir para o desenvolvimento do letramento literário na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de natureza qualitativa e caráter interventivo, foi realizada com estudantes da EJA em uma escola pública localizada no interior do estado da Bahia. A partir da proposta de uma sequência didática, foram realizadas leituras, rodas de conversa e oficinas de produção de cordéis, com foco na valorização da cultura local e das experiências dos próprios educandos. Os resultados revelam que o cordel, por sua linguagem acessível e forte vínculo com a oralidade e o cotidiano dos sujeitos da EJA, promove engajamento, estimula a leitura crítica e fortalece o sentimento de pertencimento. De acordo com seus conhecimentos, os estudantes expressaram vivências e saberes de forma significativa, o que evidencia o potencial do cordel como ferramenta pedagógica para promover não apenas o letramento literário, mas também a autoestima e o protagonismo dos sujeitos historicamente excluídos do processo educativo formal. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Letramento literário. Cordel.


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SOUSA, Marlene da Conceição de. Letramento literário na EJA: a literatura de cordel no contexto da educação de jovens e adultos: orientadora: Érica Valéria Alves. 2024. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos) – Departamento de Educação, CAmpus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2024.
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