Nas tramas da sabedoria: fios da docência e narrativas de experiências pedagógicas afrocêntricas

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Data
2025-03-26
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Essa tese se dedica às tramas e aos fios que constituem as docências em suas conexões com as experiências afrocêntricas, conectando-se com as narrativas de educadores(as) que atuam na Rede Municipal de Ensino de Salvador em diferentes gerências regionais. Desse modo, buscou compreender os saberes, as experiências pedagógicas afrocêntricas e as práticas de (re)existência desenvolvidas por professores(as) e coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador no cotidiano escolar. Especificamente, procurou identificar os saberes e as experiências pedagógicas afrocêntricas de professores(as) e coordenadoras pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Salvador; narrar os itinerários pedagógicos e os movimentos de (re) existências construídas pelos(as) professores(as) e coordenadoras pedagógicas no processo de desenvolvimento das experiências pedagógicas afrocêntricas; compreender como as experiências pedagógicas afrocêntricas produzem políticas de conhecimento no cotidiano das escolas. O estudo parte das minhas próprias memórias e experiências na constituição da docência que, ao adentrar a Educação Básica, se alinha e orienta pela Afrocentricidade como forma de construir outros modos de sentir e viver a educação, e tece uma rede de saberes com outros(as) dezesseis educadores(as), que deram origem aos relatos de experiências, os quais compõem uma obra pedagógica pública. Essa é uma pesquisaformação e uma pesquisavida que, ao mesmo tempo, busca ouvir as experiências dos(as) colegas e tece fios sobre a minha própria experiência como profissional atuante na Rede Municipal de Ensino de Salvador. A pesquisa se orienta pelos princípios teórico-metodológicos da pesquisa qualitativa e fez-se viva por meio da construção de um movimento de Sankofa, mediante a documentação das memórias, experiências e saberes afrocêntricos. Isto ocorreu por meio de um itinerário investigativo-formativo que se orientou pela Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas e na dimensão epistemo-política e metodológica na Afrocentricidade, através da Afronografia e de princípios da filosofia africana e afrodiaspórica. No nosso processo de pesquisaformação os(as) educadores(as) compartilharam seus modos de existir e de habitar a educação, e no tear de experiências pedagógicas demonstraram como por meio de suas ações as políticas de conhecimento são produzidas na escola. As narrativas de experiências pedagógicas e de vida demonstram que os(as) educadores (as) que tomam a Afrocentricidade como campo epistêmico produzem pedagogias de (re)existência e de insistência, por meio das quais afirmam-se modos de habitar à docência, a coordenação pedagógica e a escola, que assumem o desafio de reinventar as concepções, o cotidiano, os modos de ensinar e aprender, de olhar para as pessoas e histórias que povoam a escola, de olhar para si mesmo, e de produzir novas narrativas. Aqui compartilho as confluências vividas, tecidas e sentidas coletivamente e que refletem as tramas e os fios da docência por meio das experiências, das trocas de olhares, das trocas de sorrisos, das conversas de acolhimento.


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FERREIRA, Taísa de Sousa. Nas tramas da sabedoria: fios da docência e narrativas de experiências pedagógicas afrocêntricas. Orientadora: Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. 2025. 259f.: il. Tese(doutorado) - Departamento de Educação, Campus I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador.2025
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