Multimodalidade e a prática imagética como estratégia de ensino de língua inglesa em uma escola pública de Conceição do Coité
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Resumo
Esse trabalho é uma pesquisa de cunho etnográfico sobre o uso das multimodalidades e imagens no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, em Conceição do Coité, Bahia. Estabeleceu-se através do uso de imagens, nas práxis da pesquisadora, com bases teóricas em Kress e Van Leween (2006) pautado em sua obra Reading Images The Grammar of Visual Design. A partir dela construímos práticas para aulas de língua inglesa a partir da Pedagogia dos Multiletramentos fundamentados no Manifesto do New London Group (NLG). Relatam-se brevemente as perspectivas teóricas que nortearam essa pesquisa, primeiramente o conceito da Pedagogia desenvolvido pelos estudiosos do NLG, e utilizando a imagem como objeto central de nossa pesquisa e nossas práxis desde 2016, em diferentes escolas de nossa comunidade. Aprofundou-se sobre reflexões de modo que as representações/significados das imagens fossem apresentadas no espaço escolar. Nesse sentido, compilamos um corpus de estudo sobre as multimodalidades construídas durante as vivências na disciplina Estagio Supervisionado, em aulas e minicursos, na tentativa de disponibilizar práticas alternativas para o ensino/aprendizagem. No termino do minicurso foi notório o desenvolvimento crítico/reflexivo através da leitura imagética, com atividades multimodais em língua inglesa, visto que os resultados foram positivos diante da nossa proposta.