Multimodalidade e a prática imagética como estratégia de ensino de língua inglesa em uma escola pública de Conceição do Coité

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2018
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esse trabalho é uma pesquisa de cunho etnográfico sobre o uso das multimodalidades e imagens no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, em Conceição do Coité, Bahia. Estabeleceu-se através do uso de imagens, nas práxis da pesquisadora, com bases teóricas em Kress e Van Leween (2006) pautado em sua obra Reading Images The Grammar of Visual Design. A partir dela construímos práticas para aulas de língua inglesa a partir da Pedagogia dos Multiletramentos fundamentados no Manifesto do New London Group (NLG). Relatam-se brevemente as perspectivas teóricas que nortearam essa pesquisa, primeiramente o conceito da Pedagogia desenvolvido pelos estudiosos do NLG, e utilizando a imagem como objeto central de nossa pesquisa e nossas práxis desde 2016, em diferentes escolas de nossa comunidade. Aprofundou-se sobre reflexões de modo que as representações/significados das imagens fossem apresentadas no espaço escolar. Nesse sentido, compilamos um corpus de estudo sobre as multimodalidades construídas durante as vivências na disciplina Estagio Supervisionado, em aulas e minicursos, na tentativa de disponibilizar práticas alternativas para o ensino/aprendizagem. No termino do minicurso foi notório o desenvolvimento crítico/reflexivo através da leitura imagética, com atividades multimodais em língua inglesa, visto que os resultados foram positivos diante da nossa proposta.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Eliene dos Santos. Multimodalidade e a prática imagética como estratégia de ensino de língua inglesa em uma escola pública de Conceição do Coité. Orientadora: Marilene de Souza Maia. 2018. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Inglesa e Literaturas). Departamento de Educação Campus XIV, (DEDC), Universidade do Estado da Bahia, Conceição do Coité, BA, 2018.
Palavras-chave